segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

o tempo nos devorará a todos

 Jean-Léon_Gérôme_-_Diogenes_-_Walters_37131


"Certo dia, Diógenes de Sínope estava sentado na soleira da porta de uma casa qualquer comendo lentilhas (uma das comidas mais baratas da época) quando Arístipo de Cirene que também era filósofo, mas que, por ser adepto do prazer como único bem absoluto na vida e para levar uma vida confortável, vivia sempre bajulando o imperador, disse-lhe o seguinte:

- Ai Diógenes! Se aprendesses a ser submisso e a bajular o imperador, não terias que reduzir tua alimentação a um prato de lentilhas.
Diógenes interrompeu a refeição, levantou os olhos para o rico interlocutor, e disse:
- Ai de ti, irmão! Se aprendesses a te satisfazer com um prato de lentilhas, não terias que passar a tua vida bajulando o imperador.
Esse é o caminho de Diógenes, o caminho do auto-respeito, da defesa da dignidade acima da necessidade de aprovação. Necessitar demasiado da aprovação dos outros, do reconhecimento dos outros, pode levar a caminhos desviantes, desviantes de si mesmo. E se o preço a pagar for deixar de ser si mesmo, então o preço é demasiado caro."

Quando estou diante das contas, e do malabarismo que temos que fazer para quitá-las, penso que poderia conversas com os amigos que se encontram tão próximos ao poder para me ajudar.

Mas sábado obtive um reforço positivo para minhas atitudes, confesso que me senti muito mal junto aos que se acercam das pessoas que tem poder, dos sorrisos travados, das mãos frias e do desejo permanente de aprovação.

Farei o que puder pela Cultura de minha cidade, enfrentarei as línguas cortantes, até tomar uma ovada direcionada ao senhor prefeito como aconteceu, mas não tenho a menor intenção de abrir mão de quem sou. Um dia tudo isso não fará o menor sentido, o tempo nos devorará a todos, sem exceções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não leve os posts deste blog muito a sério. São questões muito pessoais. Primo pela urbanidade e cordialidade, os que virem com educação sejam bem vindos.